segunda-feira, 25 de julho de 2011

Meio Ambiente: Uma Questão de Urgência!!!

Sempre foi assim. As questões ambientais sempre foram colocadas em último plano. E aqueles que se preocupam com a preservação do planeta sempre foram chamados de "nerds", "hippies", "babacas" e coisas do gênero. Continua sendo assim.

A última foi um comentário mal educado neste blog, estranhamente em defesa da Unilever (reflitamos depois sobre este caso...) e em defesa dos "Plastitos", dizendo que os mesmos são usados em atividades educativas e outras bobagens como esta. Nossas crianças precisam aprender desde cedo a cuidar do planeta, amigos! Precisam aprender a usar brinquedos sustentáveis. NÃO ME INTERESSA NO QUE ESSES PLASTITOS SÃO USADOS ENQUANTO ESTAS COISAS ESTÃO POLUINDO NOSSO PLANETA! Amigos, a maior parte desses plastitos não está nas escolas e nas mãos de crianças, ESTÁ NAS RUAS, NOS RIOS, E EM TODOS OS LUGARES EM QUE NÃO DEVERIAM ESTAR, POLUINDO NOSSAS CIDADES!

Claro que é verdade que as pessoas precisam se conscientizar, ter educação e não jogar lixo na rua. Mas é muito mais fácil ter controle sobre essas grandes empresas que querem sempre se passar por boazinhas, por "amigas do consimudor", que controlar toda uma população. Infelizmente eu preciso dizer que é impossível conscientizar uma população como um todo a respeito de qualquer coisa. Se a população se conscientizasse, não precisaríamos estar ainda hoje lutando contra a dengue, por exemplo. Mas é preciso que comece pelas grandes empresas.

Também foi dito ironicamente que agora nós deveríamos fazer uma outra campanha para que a Coca Cola usasse garrafas de "madeira reflorestada". Bom, amigos, isso não, mas por que não pensarmos em uma outra alternativa para essas garrafas plásticas também? Gente, este esforço contra os palitos de plástico é só o começo. Tem que começar por algum lugar! Queremos um planeta saudável, não por sermos idealistas, mas por isto ser uma questão de vida ou morte. Já não estamos mais falando no planeta que deixaremos para nossos descendentes, estamos falando no planeta que estamos construindo para nós mesmos. As consequências já estão aí, não são mais para daqui a um milhão de anos. É hora de levar essa conversa mais a sério.

Bom, amigos, é isto. Vamos acordar. Deixem essa mentalidade americanizada imediatista de lado e abracem a causa do meio ambiente. E eu espero que essa pessoa que me deixou essa mensagem tão pouco inteligente e tão alienada tome consciência. Eu espero que não venha a despertar só depois de ser vítima de uma dessas enchentes ou algo parecido, é o que eu espero sinceramente. E espero também que não tenha nada a ver com a Unilever (pois não é no mínimo estranha essa dedicação em defender essa empresa?!), pois se tiver, eu peço que a Unilever me encare de frente e deixe de ser covarde e de se esconder atrás de fakes ridículos.

Nenhum comentário: