sexta-feira, 13 de maio de 2016

Todo camburão tem um pouco de navio negreiro: O Racismo Institucional

Quando eu ouvi essa música da banda O Rappa, juro que me arrepiei todo. A música é linda. Ao ouvi-la, percebemos rapidamente que se trata de um testemunho de alguém que sentiu tudo aquilo na pele. Mas a canção "Todo Camburão Tem um Pouco de Navio Negreiro" não trata do racismo individual, mas de um tipo muito específico de racismo: o racismo institucional.


Esse racismo institucional pode às vezes passar despercebido para alguns. Uma das formas de racismo denunciadas na música é o racismo praticado pelas polícias militares. Quando se fala dos números referentes à população carcerária, há quem argumente: "mas se o negro comete crime, não é pra prender só porque ele é negro?" Bom, é preciso pensar com menos leviandade sobre o tema. Os negros correspondem a 60% da população carcerária do Brasil. No entanto, 53,1% da população brasileira é negra (fonte: http://www.afropress.com/post.asp?id=17721). Há algo errado nessa conta, não acham? Por que será que tem tanto negro na cadeia? Eles são naturalmente mais propensos ao crime? Seria um absurdo afirmar isso, embora lamentavelmente há quem acredite nisso... Bem, a realidade é que isto se deve a vários fatores. Um dos fatores talvez seja a posição que o negro ocupa na sociedade hoje. Mesmo tendo passado mais de um século do fim (pelo menos oficialmente) da escravidão negra no Brasil. o negro ainda é excluído da sociedade. Mas eu me recuso a aceitar facilmente esse dado, que os negros cometam mais crimes que os brancos no Brasil. Creio que o que realmente acontece é que a lei engrossa mais para o lado do negro. Como a música denuncia, o alvo predileto das revistas policiais são pretos. Não adianta mostrar documento. O vídeo abaixo mostra uma experiência social que prova que o negro supostamente infrator é tratado como culpado antes que haja provas. Assista:


O racismo institucional existe, é real. A Prefeitura de Olinda, Pernambuco, foi acusada em 2015 de praticar o racismo institucional contra terreiros de religiões de matriz africana (veja a notícia).

Nos indivíduos o racismo é mais difícil de ser vencido. Você pode até punir uma pessoa por ser racista, mas não consegue facilmente tirar o racismo de seu coração. Mas o racismo institucional pode ser combatido. É preciso luta. É preciso que o negro ocupe os espaços institucionais de poder. É preciso que o negro se faça ouvir. O racismo não pode ser ocultado. Pelo contrário, precisa ser denunciado. Precisa ser exposto e combatido. Vale a pena lutar, mesmo que seja por toda a nossa vida, pelo sonho de um mundo mais igualitário.

"Emancipai-vos da escravidão mental!
 Ninguém além de nós mesmos pode libertar nossas mentes" (Bob Marley, "Redemption Song")



Nenhum comentário: