sábado, 30 de dezembro de 2017

Democracia e República

Pergunta publicada no site Quora.com:

PERGUNTA: Os Estados Unidos da América são uma democracia?

RESPOSTA: Não. Os Estados Unidos da América, assim como todos os outros países que atualmente se dizem democráticos, não são uma democracia. São todos repúblicas. E república e democracia são conceitos bem diferentes.

Repúblicas são ditaduras parlamentares com exceções eleitorais periódicas.
Não se permite que as pessoas votem diretamente em relação aos assuntos de seu interesse porque são tidas como imaturas e irresponsáveis. Estranhamente, porém, essas características nunca são lembradas quando os políticos estão tentando assegurar seus votos para se elegerem seus representantes.

O verdadeiro berço da corrupção está em que milhões de pessoas sejam representadas por uma única pessoa. Porque é muito caro e inviável tentar subornar milhões de pessoas e (na frente da TV) difícil mantê-las assustadas e obedientes e, por outro lado, é fácil comprar um só indivíduo - aquele que deve representar o povo - e então, por meio desse indivíduo, explorar milhões.

Qualquer pessoa que acredita que repúblicas podem bem funcionar de modo justo e equilibrado ainda precisa compreender melhor a natureza humana. Sempre que há a possibilidade de muito lucro pela exploração de milhões de pessoas de uma só vez, a questão nunca é se a corrupção vai ocorrer - mas quem vai ser o primeiro a se beneficiar dela. É por isso que famílias de políticos, algumas se mantêm por várias gerações, sem que nenhum de seus membros jamais tenha realizado um dia de trabalho honesto na vida, estão nadando em riqueza. E as eleições não são nada além dessas pessoas se acotovelando para assegurar um quinhão melhor.

Você imagina que em uma democracia o povo jamais votaria para aprovar que o seu dinheiro suado fosse usado para salvar bancos e financiar empresas cujos próprios diretores arruinaram (e ainda querem continuar ganhando "gratificações por desempenho")?

Esta comparação entre os teatros grego e romano ilustra perfeitamente a diferença gritante entre democracia e república.



As democracias nos transmitem a sensação de algo natural, de que estão em harmonia com a natureza humana. As democracias são abertas e taxam apenas aqueles que mais se beneficiam do Estado, assim os ricos pagam pela educação dos pobres, para que estes votem com sabedoria. Em Atenas, as peças teatrais eram consideradas educação, porque, quando funcionavam adequadamente, eram capazes de reestruturar as escolhas morais das pessoas, e o bem estar do Estado dependia disto.

No extremo oposto, as repúblicas parecem algo forçado, como se algo estivesse sempre fora do lugar. Elas se fundamentam em excessiva e injusta tributação para sustentar os parasitas econômicos que compram a elite política. Fundamentam-se também nos muros que dividem as pessoas em classe média e plebeus e, depois, jogam uns contra os outros. Em Roma, os teatros eram considerados um meio de distrair e aplacar o público - cuja atenção tinha (e ainda hoje tem) que ser desviada de sua labuta sendo explorada.

Do mesmo modo que não era possível haver orgias romanas que fossem de certo modo castasnão deixe que ninguém o engane dizendo que repúblicas podem ser de certo modo democracias.

Resposta por Dimitrios Michmizos

Texto traduzido por Bruno Fernandes.
Texto original: https://www.quora.com/Is-the-United-States-of-America-a-democracy-or-not/answer/Dimitrios-Michmizos?srid=JNzq

Nenhum comentário: