terça-feira, 10 de setembro de 2019

"Lula Livre" deve ser pauta prioritária das esquerdas?

Lula é vítima de perseguição, só não vê quem não quer.

Todo o processo que o levou à condenação foi totalmente atípico, totalmente viciado. A rapidez com que ele foi julgado, condenado e preso, mesmo sem provas minimamente consistentes, jamais foi vista em nenhum outro caso na história da justiça brasileira.

A liberdade de Lula seria uma questão de justiça, uma questão humanitária.

Tudo bem, mas será que a pauta "Lula Livre" deve ser pauta prioritária das "esquerdas"?

Com todo respeito ao ex-presidente, como a liberdade de Lula alteraria a atual conjuntura política do nosso país? O que Lula poderia fazer para conter os inúmeros retrocessos, os ataques à democracia e o terrível desmonte pelo qual nosso país passa atualmente?

Em primeiro lugar, a eleição já passou. O Brasil já elegeu um presidente despreparado, mal intencionado, entreguista e irresponsável. O único meio de tirá-lo do poder dentro da legalidade não envolve o ex-presidente.

E eu pergunto: será que alguém ainda espera ou deseja que Lula seja presidente novamente em 2022? Lula está idoso, não tem mais energia para governar o país e muito menos boas ideias. Além do mais, Lula sempre representou uma tentativa de conciliação de classes que a história mostrou ter sido frustrada. A elite não quer fazer acordo com os pobres. A elite quer manter seus privilégios e seu poder.

O Brasil enfrenta hoje problemas muito sérios. O pobre, o trabalhador assalariado está sofrendo constantes ataques. O empresariado e seus representantes no poder institucional declararam guerra contra o trabalhador e estão promovendo uma destruição criminosa de seus direitos. O preconceito, o racismo e a intolerância ganharam a bênção do governo. Os indígenas do nosso país estão vivendo um novo capítulo do pesadelo do seu genocídio: o dominador está rugindo, salivando e mostrando os dentes para eles. E o meio ambiente está sofrendo uma destruição jamais vista em nossa história. A minha pergunta é: Como o "Lula Livre" vai resolver esses problemas?

O "Lula Livre" é uma causa nobre e justa, mas é problema de Lula e do PT. O PT só fala em unidade da esquerda quando lhe convém. Agora que resolva seus próprios problemas. O Brasil tem problemas mais importantes com que se preocupar.

Nenhum comentário: