terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O assustador avanço do ultraconservadorismo e como contê-lo

No século XX, a humanidade fez avanços muito importantes. Tivemos grandes conquistas. Os povos começaram a se conscientizar da necessidade de igualdade racial, igualdade de gênero, respeito à diversidade sexual, preservação do meio ambiente e muitos outros temas importantes. A humanidade certamente evoluiu.

Menos de dois anos atrás eu dizia que a humanidade havia dado passos à frente que não poderiam mais voltar atrás. Quando eu ainda militava na universidade contra o preconceito linguístico, eu dizia que esse era um tema que um dia se tornaria indiscutível, assim como a questão da igualdade racial. Eu disse então que hoje é consenso que os negros não são uma raça inferior, e isso é óbvio, está fora de discussão, ninguém jamais vai poder contestar essa verdade. Hoje eu constato com muita tristeza que esse consenso parece não existir...

Em pleno século XXI, a humanidade parece ter dado um passo para trás. Uma onda assustadora de conservadorismo está tomando conta do nosso país e de outras partes do mundo. Aqui no Brasil eu percebo que esse fenômeno começou depois das eleições de 2014 (e eu não sei dizer exatamente o que causou isso). Eu jamais imaginei que em 2015 eu veria grupos neonazistas ganhando força no meio do povo e sendo tratados com naturalidade, como esses que são conhecidos como "Carecas do Brasil". Jamais imaginei que eu veria pessoas nas ruas pedindo intervenção militar, intervenção americana... Jamais maginei que em 2015 o racismo, a misoginia, a homofobia, o elitismo e a intolerância religiosa ganhariam tanta força e seriam defendidos abertamente. Jamais imaginei que falar em direitos humanos causaria constrangimento. Em 2015!

O combate ao racismo, ao machismo, à homofobia, a busca por igualdade social, a liberdade de crença e de pensamento, a democracia, a preservação do meio ambiente, tudo isso faz parte da evolução natural da sociedade, de um amadurecimento de nossa cultura. São temas que não precisariam mais ser discutidos, talvez apenas qual seria o melhor caminho para se chegar a esses objetivos. Mas grupos políticos oportunistas raivosos transformaram essas coisas em "programa da esquerda" e causaram essa grande confusão, com o único objetivo de tomar o poder e restabelecer a antiga ordem das coisas, manter a opressão e o domínio injusto. Mas cabe a nós, o povo, unir nossas forças e lutar contra isso.

O conhecimento é a melhor arma contra o ultraconservadorismo. Os conservadores odeiam a educação, odeiam o livre pensamento, porque basta qualquer um refletir um pouco para perceber o erro do pensamento conservador. Assim, com conhecimento podemos vencer o atraso. Leia, pesquise, estude. Busque diversas fontes. Os meios de comunicação de massa são os principais instrumentos de alienação, sendo assim, fuja deles!

Eu acredito que o mundo voltará ao normal. O conhecimento vai vencer a ignorância. Mas para que isso aconteça, é preciso um esforço conjunto. Estamos em uma verdadeira guerra ideológica, e uma guerra não é vencida com passividade. É preciso luta, é preciso engajamento. Vamos nos unir para vencer essa guerra!

Nenhum comentário: