quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O povo pode moralizar a política.

A política partidária tem se tornado cada vez menos atraente para as pessoas sérias de diversos setores da sociedade. E isso é algo fácil de se entender. A corrupção e a falta de seriedade na política são os fatores que mais afastam as pessoas.

Eu sempre percebi que os melhores seres humanos infelizmente não estão na política. Estão trabalhando em ONGs, em instituições religiosas ou filantrópicas, ou estão apenas em casa (e muitos, mesmo em casa, contribuem muito mais do que muitos ativistas para a construção de um mundo melhor...).

Mas será que é importante nos envolvermos, ou pelo menos procurarmos conhecer ou entender de política?

Nossa vida é totalmente influenciada pela política. Não necessariamente a política partidária ou institucional, mas a política está em tudo. Ela está em nosso dia a dia. Não conhecer a política nos torna vulneráveis. Torna-nos vítimas, reféns da política. É preciso que entendamos ao menos um pouco de política.

Eu gostaria, com este texto, de chamar a atenção do leitor para a necessidade de refletir de maneira séria e profunda sobre essas eleições que acontecerão em 2016. De parar um pouco e pensar nesse processo. Votando, o eleitor não está apenas contribuindo para que alguns indivíduos consigam um cargo eletivo. O trabalho desses homens e mulheres que iremos eleger interfere diretamente em nossa vida.

As propagandas políticas hoje em dia são, em sua maioria, risíveis, ridículas. Fazem o processo eleitoral parecer uma brincadeira, uma piada. Os candidatos desafiam a capacidade intelectual do eleitor. E eles fazem isso porque sabem que ainda há os que votam neles. Portanto não vote! Procure os candidatos sérios, que têm as melhores propostas.







No período das campanhas políticas, reflita. Analise. Leia as entrelinhas. Pesquise sobre os candidatos em quem pretende votar. Não seja tolerante com corruptos: teve envolvimento em corrupção? Não vote! O candidato espalha cavaletes, bandeiras e papel pela cidade? Não respeita a cidade! Não vote! Seja criterioso em seu voto. Vamos propagar essa ideia. Nós podemos fazer com que essas eleições sejam diferentes.

Nenhum comentário: